ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE INFECÇÃO HOSPITALAR
   
   

 

SEMINÁRIO "INFECÇÕES ASSOCIADAS AOS CUIDADOS DE SAÚDE NA BEIRA INTERIOR"

Auditório do Hospital Sousa Martins
Guarda, 16 de Junho de 2015

 
 
       
 

Realizou-se no dia 16 de Junho de 2015, no Auditório do Hospital Sousa Martins, na Guarda, o seminário subordinado ao tema “Infecções associadas aos cuidados de saúde na Beira Interior”, que contou com a participação de mais de uma centena de participantes, oriundos das Instituições de Saúde, sobretudo da Região da Beira Interior.

Este encontro, integrado no Plano de Acção da Direcção da APIH, teve como principal objectivo a troca e partilha de conhecimentos pluriprofissionais e multidisciplinares, no que se relaciona com as políticas e acções relacionadas com as IACS, nos diferentes contextos de cuidados e serviços.

Na senda de eventos anteriores foi mais um importante acontecimento científico, no âmbito das IACS, que a APIH entende dever organizar em todas as regiões do País. Destacou-se mais uma vez o elevado nível das intervenções de todos os preletores que abarcaram as diferentes áreas de responsabilidade e do conhecimento, e que vão desde as políticas de saúde e sua aplicação local, passando pela legislação, organização de serviços, ensino, investigação e vigilância epidemiológica.

Em termos de conclusões destaca-se o reconhecimento e importância que os participantes e palestrantes atribuem ao tema das IACS e da resistência aos antibióticos nos diferentes contextos dos cuidados de saúde. Ressalva-se também, a importância atribuída às políticas de saúde e, neste âmbito, à sua consequente operacionalização a nível local e regional.

Por último a APIH e os seus membros sentiram que, de alguma forma, este seminário foi entendido por todos os participantes como um acontecimento muito positivo, o que nos motiva a continuar com futuras acções.

Saudações Associativas da
Direcção