ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE INFECÇÃO HOSPITALAR
   
   

 

SEMINÁRIO "INFECÇÕES ASSOCIADAS AOS CUIDADOS DE SAÚDE"

Auditório da Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo
08 de Abril de 2014

 
 
       
 

O seminário subordinado ao tema “Infecções associadas aos cuidados de saúde” (IACS) realizou-se no dia 08 de Abril no Auditório da Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo tendo contado com a participação de cerca de uma centena e meia de participantes das CCI (Hospitalares e ARS Norte), associados e interessados (estudantes e trabalhadores da área de prestação de cuidados de saúde).

Este encontro surge na continuação das comemorações dos 25 anos da APIH, tendo como principal objectivo a troca e partilha de conhecimentos pluriprofissionais e multidisciplinares, no que se relaciona com as políticas e acções relacionadas com as IACS, nos diferentes contextos de cuidados e serviços.

No seminário de Viana do Castelo destacou-se o elevado nível das intervenções de todos os preletores que abarcaram as diferentes áreas de responsabilidade e do conhecimento, e que vão desde as políticas de saúde, legislação, organização de serviços, ensino, investigação e vigilância epidemiológica.

Foi uma honra para a APIH poder contar com a participação do Sr. Director Geral de Saúde, Dr. Francisco George que introduziu os aspectos estratégicos para a prevenção e controlo das IACS, e a apresentação do novo Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infecções e de Resistência aos Antimicrobianos. Este mesmo programa, foi igualmente, abordado e aprofundado pelo seu coordenador nacional, Prof Doutor José Artur Paiva, tendo sido apresentados os seus aspectos específicos o que permitiu esclarecer e clarificar muitas dúvidas a muitos dos que participavam no encontro.

Foram, igualmente importantes todas as outras intervenções que se focaram na divulgação e apresentação de trabalhos desenvolvidos por profissionais de saúde, da ARS Norte e do Serviço de Saúde da Galiza, no âmbito das IACS.

Em termos de conclusões destaca-se o reconhecimento e importância que os participantes e palestrantes atribuem ao tema das IACS e da resistência aos antibióticos nos diferentes contextos dos cuidados de saúde. Ressalva-se também, a importância atribuída às políticas de saúde e, neste âmbito, à sua consequente operacionalização a nível local e regional.

Por último a APIH e os seus membros sentiram que, de alguma forma, este seminário foi entendido por todos os participantes como um acontecimento muito positivo, o que nos motiva a continuar com futuras acções.

Saudações Associativas da
Direcção